domingo, 12 de outubro de 2008

RECICLANDO A VIDA


Sábado de manhã, dia lindo, lá vou eu para o cabeleireiro cortar o cabelo. Levei a Gigi junto, pra cortar a franjinha. Chegamos e o salão estava cheio, afinal sábado é dia de dar um trato no visual. Resolvi esperar quando fui invadida por um cheiro delicioso de pastel de feira. Como boa paulista, paulistana e “lapeana” que sou, isto para mim foi irresistível. Aviso a cabeleireira e lá vou eu e a Gigi para a feira. Feira aqui em Sampa anda bem sofisticada. A barraquinha de pastel se “modernizou” e já não é mais aquela coisinha insossa de pastel de carne e queijo. Agora tem uma grande variedade, tem bolinho de carne, de bacalhau, coxinha e outras coisitas mais, além de mesinhas para acomodar a freguesia, evidentemente. Sentamos eu e minha filhota e fizemos nosso pedido (2 pastéis de queijo, temos preferência pela tradição) além do caldo de cana da barraquinha ao lado (ai meu pneuzinho!!!). Muito bem, estávamos lá, degustando esta iguaria tipicamente paulistana quando encosta no cesto de lixo um destes catadores de papel. E ele começou a recolher os papéis, latinhas e todas as outras coisas que pudessem ser aproveitadas. Seria um episódio indiferente para mim, não fosse um detalhe: um garoto, observando o catador, virou para o pai dele e disse: - Pai!!! Tem um mendigo aqui!!! Minha filha, na mesma hora, indignada virou para o garotinho e disse: - Ele não é mendigo!! Ele trabalha com reciclagem!! Imaginem a cara de todo mundo na barraquinha olhando aquela pirralhinha de seis anos que saltou em defesa do catador. Claro que ela já tinha ouvido algo parecido de mim, quando ela me perguntou o que algumas pessoas estavam fazendo revirando o lixo numa outra ocasião. Expliquei que eles estavam cuidando de uma coisa importante para nós: reciclando o lixo. Mas não importa. O que vale é o orgulho que senti da minha filha mostrando que ela está atenta às coisas do mundo, antenada, enfim, crescendo e aprendendo a argumentar. E o catador saiu de lá com uma outra atitude, talvez entendendo a sua verdadeira função como cidadão, ou talvez pensando que na verdade o que ele quer é só um trocado para sobreviver. Sei lá, só sei que aquelas pessoas, naquele instante, tiveram um breve momento de reflexão. Assim como eu.

Boa semana para todos!!

(escrito pela minha mãe)

3 comentários:

Anônimo disse...

Filhotinha!!! Desejo muita sorte e inspiração neste seu blog. Sei que vc é uma garotinha com muita consciência social e torço muito para que continue assim!
TE AMO!!!
;o)

Anônimo disse...

Gigi, fiquei surpresa pela sua atitude. Fez algo extremamente correto e de coração. Isso me orgulha.
Boa sorte com o seu blog. E continue a publicar coisinhas desse tipo, com moral no final :B

XOXO, ISA!

Anônimo disse...

Gigi, adorei a estorinha... muito legal!!! Parabéns para você. Quero te conhecer, já que sua mãezinha fala tannnntoooooo de você.
Beijos Aninha